Envidraçados mais eficientes

A Janelas mais eficientes permitem um maior conforto térmico nos edifícios assim como a diminuição de infiltrações de ar e água e poupanças na fatura de energia.

As janelas podem ter caixilhos em madeira, PVC ou em alumínio com corte térmico, ou uma combinação dos mesmos, e para o envidraçado, deve considerar-se, no mínimo, um vidro duplo. Em zonas históricas, a colocação de caixilharias deve ter em consideração a proteção do património, privilegiando soluções que permitam melhorar as condições interiores sem alterar significativamente as fachadas dos edifícios, como é o caso da colocação de um segundo caixilho pelo interior. Saiba mais sobre as especificidades das intervenções de reabilitação na zona histórica do Porto no Guia de Termos de Referência para o Desempenho Energético e Ambiental – Reabilitação de Edifícios no Centro Histórico do Porto.

Zonas voltadas a Sul com maior exposição solar de verão poderão optar por vidros de baixa emissividade, que irá contribuir para reduzir os ganhos solares. Soluções de sombreamento (ex. palas) ou proteções (ex. estores, portadas, etc.), preferencialmente pelo exterior, poderão também ser usadas.