Local Green Bonds: uma chave para o financiamento em Eficiência Energética

20/02/2023 | ± 3 Minutos de Leitura


Decorreu, no passado dia 17 de fevereiro, no Porto Innovation Hub, o evento “Local Green Bonds – Challenges and Opportunities”. Esta iniciativa permitiu dar a conhecer a implementação de Local Green Bonds no Reino Unido. A experiência foi partilhada pelo Green Finance Institute. 

Durante o encontro, foi ainda dinamizada uma mesa redonda que contou com a participação  da GoParity, a Deloitte, o Fundo de Apoio Municipal e o Business Council for Sustainable Development (BCSD). Estas entidades discutiram as suas experiências e visões acerca de como este mecanismo de financiamento inovador poderia ser implementado em Portugal. 

Concretamente, os “Local Green Bonds” permitem que autoridades locais financiem projetos de eficiência energética, alavancando investimento privado local. Esta solução permite assim que cidadãos e empresas locais participem ativamente nos projetos a serem implementados nos respetivos municípios. 

Co-organizado pela Embaixada do Reino Unido e pela Agência de Energia do Porto (AdEPorto), o evento contou com o apoio do Porto Energy Hub.