Matosinhos vai reabilitar 5 conjuntos habitacionais com apoio do Porto Energy Hub
O município de Matosinhos aprovou no passado dia 31 de agosto por unanimidade o
lançamento de concursos públicos conducentes à reabilitação de cinco conjuntos habitacionais
08/09/2022 | ± 3 Minutos de Leitura
O município de Matosinhos aprovou no passado dia 31 de agosto por unanimidade o lançamento de concursos públicos conducentes à reabilitação de cinco conjuntos habitacionais, incluindo:
-Ponte do Carro, com um prazo de execução de um ano e um investimento estimado de 1,7 milhões de euros.
–Chouso, com a duração prevista de dois anos, e um investimento estimado de 2,6 milhões.
–Seixo II, com um prazo de execução de 28 meses e um custo previsto de 3,6 milhões de euros.
-Recarei, com um período de execução de dois anos e um investimento estimado de 3,7 milhões de euros.
–Custió, será sujeito à maior intervenção, com um investimento estimado de 11,2 milhões de euros e um prazo de execução de 32 meses.
No total, estas intervenções têm um custo total na ordem dos 23 milhões de euros e serão financiadas pelo Programa 1º Direito. Estas intervenções contaram com o apoio técnico do projeto Porto Energy Hub em cooperação com o Município e a Matosinhos Habit E. M., para identificação de soluções de eficiência energética ao nível da reabilitação, melhora do comportamento e conforto térmico e desenvolvimento de comunidades de energia renovável. Esta colaboração enquadra-se nas ações de apoio que o Porto Energy Hub tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos meses junto dos municípios da AMP-ND.
O Porto Energy Hub apoia, com base no financiamento do Horizonte 2020, projetos de eficiência energética e energias renováveis para a melhoria das condições de habitabilidade, através de intervenções de reabilitação energética e do desenvolvimento de unidades de autoconsumo e comunidades de energia renovável, mitigando assim a pobreza energética no território.à produção de energia renovável.