Balcão Porto Energy Hub vai aconselhar cidadãos em matéria de energia gratuitamente
22/09/2022 | ± 4 Minutos de Leitura
NOTÍCIA PUBLICADA NA REVISTA SMART CITIES A 22 DE SETEMBRO DE 2022
Em Setembro, o Gabinete do Munícipe do Porto adoptou um novo serviço gratuito de consultoria técnica, legal e financeira na área da energia. O Balcão Porto Energy Hub, do género one stop shop, resulta de uma parceria entre a câmara municipal do Porto e a AdEPorto – Agência de Energia do Porto e está aberto aos cidadãos e a entidades gestoras de habitação, não só em formato físico, como em digital.
Operacional desde 12 de Setembro, o Balcão Porto Energy Hub tem como objectivo promover a eficiência energética, as energias renováveis e o conforto térmico nos edifícios e ajudar a mitigar a pobreza energética. Para tal, disponibiliza, num balcão único de serviços integrados, aconselhamento gratuito em matéria de energia.
Este apoio incide em questões técnicas, nomeadamente no estudo das soluções mais adequadas – em termos de isolamento, climatização, aquecimento de águas sanitárias, etc. –, considerando as necessidades e o potencial impacto e desempenho, e na preparação do projecto. A one stop shop oferece apoio legal e financeiro, ajudando a identificar modelos de negócio e de financiamento, orientando no preenchimento de candidaturas, e a utilizar modelos contratuais.
Instalado no Gabinete do Munícipe do Porto, e também disponível em formato digital, o Balcão Porto Energy Hub dirige-se a cidadãos e a entidades gestoras de habitação, públicas e privadas do município do Porto, que procurem soluções de eficiência energética e energia renovável. O atendimento é feito sob agendamento.
O novo balcão, que resulta de uma parceria entre a câmara municipal do Porto e da AdEPorto, surge no âmbito do Pacto do Porto para o Clima, que visa acelerar o alcance da neutralidade carbónica na cidade. Enquadra-se ainda no projecto Porto Energy Hub, iniciado em Junho de 2021, cujo antecessor é o Porto Energy ElevatoR, um projecto de apoio à eliminação de barreiras à eficiência energética.
A decorrer até Junho de 2024 e com um investimento de 27,2 milhões de euros, o Porto Energy Hub pretende alcançar uma meta de três mil remodelações habitacionais e 12 MW de capacidade fotovoltaica instalada em Comunidades de Energia Renovável da área metropolitana do Porto a Norte do rio Douro. Neste sentido, o Porto Energy Hub está já a apoiar a reabilitação de edifícios nos municípios de Maia, Póvoa de Varzim, Porto, Matosinhos, Santo Tirso e Valongo, beneficiando de financiamento do 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação.