Porto Energy Hub arranca para mitigar pobreza energética na região Norte

O projeto vai promover a eficiência energética de edifícios e fomentar o autoconsumo

a partir de fontes de energias renováveis

01/06/2021 | ± 3 Minutos de Leitura


Arrancaram oficialmente os trabalhos do Porto Energy Hub. O projeto, financiado no âmbito do programa Horizonte 2020, tem como objetivo maior a mitigação da pobreza energética na região Norte. 

Alinhado com as metas definidas em documentos como o Plano Nacional Energia e Clima 2030, o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 ou a Estratégia de Longo Prazo para a Renovação de Edifícios, o Porto Energy Hub vai atuar nas áreas da eficiência energética e das energias renováveis. 

Em concreto, o projeto vai apoiar cidadãos, municípios, cooperativas e entidades gestoras de habitação na promoção da eficiência energética de edifícios e no fomento o autoconsumo de energia, individual e coletivo, a partir de fontes limpas – prevê-se, neste âmbito, a implementação de cerca de 12 MW de sistemas de aproveitamento de energia renovável.

Para facilitar a interação com potenciais interessados, o Porto Energy Hub vai estar disponível através de uma One-Stop-Shop, física e virtual, e vai disponibilizar o acesso a soluções legais, financeiras e técnicas. 

Coordenado pela Agência de Energia do Porto, o Consórcio do projeto conta com três parceiros: a RdA Climate Solutions , a S317 Consulting e a TELLES Advogados.